SEMANA DE INTEGRAÇÃO E DIAGNOSE
EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escolas, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéries, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade
Durante a semana de integração o aluno poderá desenvolver suas competências estéticas e artísticas nas diversas modalidades(artes visuais, danças, música, teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais.
O educador tem que ser um profundo conhecedor de seus educandos, de suas características, de seus interesses e de suas formas de expressão de sentimentos, para oferecer exatamente aquilo que seja do seu interesse. E, ainda, respeitar a sua escolha de atividades, e , para isso , oferecer opções para que escolha o que desejar. Outra vez o trabalho livre e criador se coloca como o mais recomendável ao currículo pré-escolar.
O educando ocupado em atividades por ele mesmo escolhidas revela elevado grau de atenção e interesse, como conseqüência , obtém delas disciplina natural e direção da sua própria atividade, fatos altamente desejáveis à educação. Oferecendo portanto atividade diversificadas,obtemos disciplina natural, decorrente da realização de atividades feitas com interesse.
Pensando nisso, é preciso incentivá-los, desde o início a escrever nas mais diferentes situações, utilizando as referências que já tem sobre a escrita. O fato de ainda não dominarem a forma ortográfica das palavras não deve impedir as tentativas da escrita.
No início, o professor como escriba dos alunos, deve organizar, no quadro as idéias que eles apresentarem sobre o tema em discussão. É importante que se aproveite este momento para mostrar a direção da escrita e o espaço entre palavras.
Cabe também ao professor, proporcionar um ambiente interdisciplinar que conduza ao aluno a um envolvimento com todos os componentes curriculares, de forma contextualizada.
Sendo assim, deixamos aqui algumas estratégias e dinâmicas que auxiliarão no enriquecimento da semana de integração, e que também pode ser úteis durante todo o ano letivo.
DIAGNOSE PARA SER REALIZADA DURANTE A SEMANA :
v Ditado de letras : Cada criança receberá uma folha em branco , onde anotará todas as letras ditadas pelo professor;
v Ditado de sílabas simples;
v Ditado de sílabas complexas;
v Ditado de palavras de sílabas simples;
v Ditado de palavras de sílabas complexas;
v Ditado de frases;
v Ditado mudo
v Produção textual (3ª e 4ª séries): O professor pode expor vários temas no quadro e o aluno opta por um, como também o aluno pode escolher sobre que tema quer falar.
DINÂMICAS E ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 2º ANO
v COMO É MEU COLEGA?
Diga à classe que todos vão ganhar um retrato.
Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.
Posicione o aluno de modo que fique constado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc.
Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem.
Faça o retrato de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo.
Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.
É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
v OS MATERIAIS QUE VAMOS USAR
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura, etc.
Peça às crianças que procurem, em dupla, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas.
Oriente a busca dizendo quente, se o que procuram está perto, morno, se está a uma distância média, ou frio, quando estiver longe.
Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um.
Mostre como e onde ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre organizado.
v MEU NOME É...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda.
Peça que cada uma identifique seu nome.
Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes.
Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quando a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares).
Agrupe as crianças de acordo com as afinidades.
Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome.
Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá
Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural.
Com a alfabetização, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
v TRABALHAO COM TEXTO
O LAGO DE LEITA
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual ma contribuição com o todo. O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo)
Em um certo lugar do Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite! Então pediu para que cada um de seus súditos levasse apenas um copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido.
O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, qual não foi a sua surpresa, no outro dia pela manhã, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Consultou o seu conselheiro e ele o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento:
“No meio de tantos copos de leite, se só o meu for de água, ninguém vai notar...”
Questionar com as crianças. Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse?
Após a discussão, seria interesse que os alunos construíssem algo juntos, como por exemplo: O painel da sala.
A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
v Fazer um passeio na escola. Visitar secretária, cozinha, pátio, salas de aula. Ao mesmo tempo pode ser feito a apresentação dos funcionários da escola.
v Conversa informal sobre as expectativas para o ano de 2011.
v Desenho livre ou pintura da escola.
v Trabalhar com jogos e brincadeiras.
SUGESTÕES DE DINÂMICAS E ATIVIDADES (3º ao 5º ANO)
1 – Boas vindas – Bom dia! Boa tarde! Espero que neste ano letivo de 2011, nós possamos desenvolver um bom trabalho, em parceria. Gostaria de começar, desejando a todos, sucesso nessa caminhada e oferecendo, simbolicamente, um kit de acolhida-entregar a cada aluno uma miniatura de classificador, contendo a mensagem “kit de acolhida”. Obs: eliminar, a parte do educando.
2 – Expectativas – Falar sobre o prazer de trabalhar com a turma e as expectativas para o ano de 2011:
· Trabalhar em parceria;
· Colaborar para a superação de dificuldades na área (disciplina);
· Ser companheira na jornada;
· Atender as sugestões para mudanças na programação das atividades, sempre que possível;
· Conseguir a adesão de todos nas propostas de trabalho;
· Conhecer, na medida do possível, as particularidades, individualidades e singularidades de todos;
· Fazer com que a turma seja um corpo, uma mente, um coração e uma boca, nos trabalhos coletivos;
· Fazê-los interagir nos trabalhos em grupo;
· Que haja a discordância, a discussão de opinião, a raiva, a tristeza, a exploração entre nós. Mas que o desentendimento, o “bate-papo”, a gritaria, o ódio, a mágoa, o ressentimento e a briga nunca tenham espaço em nossa convivência.
3 – Dinâmica de apresentação:
Sugestão A – Eu sou (nome da pró) e vou pedir emprestado a bolsa de Lúcia (aluna). Eu sou Carla (aluna) e vou pedir emprestado os óculos de (nome da pró), que pediu a bolsa de Lúcia. Eu sou Bruno (aluno) e vou pedir emprestado o lápis de Carla, que pediu os óculos de (nome da pró), que pediu a bolsa de Lúcia. Eu sou Marcos (aluno) e vou pedir emprestado...
Sugestão B – Sentam-se juntos em duplas, conversam um pouco e depois um apresenta o outro.
Mensagem: Ler para os alunos a mensagem “O laço e o abraço”.
Para casa: Diário de Bordo, para o registro das impressões do dia e expectativas para o ano 2011, e trazer no dia seguinte e entregar a professora.
4 – Conversa informal: Emoções, sentimentos e sensações.
Falar sobre a importância de acreditarmos em nós mesmos, de termos consciência de que somos capazes de fazer qualquer coisa. É claro que não vamos desempenhar tudo perfeitamente, pois não possuímos todas as habilidades e competências. Precisamos acreditar que conseguimos, sem ou com ajuda dos outros. Nós somos aquilo que conseguimos enxergar, quando nos vemos.
Leitura compartilhada – ler o texto “O caso do espelho”.
Dinâmica do “não consigo”, versão de Ricardo Azevedo,
Cada aluno recebe um pedaço de papel em branco, onde deverão fazer um lista com frases negativas com o título “Não Consigo”.
Os alunos deverão ser informados que ninguém vai ler sua lista, visto que a atividade é simbólica. Depois de escrita a lista, os alunos deverão dobrá-la ao meio e colocá-las numa caixa de sapatos (previamente preparada pelo professor), vazia, que estará sobre a mesa da pró. Quando todos os alunos colocarem as folhas na caixa, a pró deverá acrescentar as suas, tampar a caixa, pega-la e sugerir que os alunos a sigam. Dizer aos alunos que agora, simbolicamente, irão fazer o funeral e a cremação de seus “não consigo”. Propor que um aluno faça louvores no momento da cremação lendo o seguinte texto:
“Amigos, estamos hoje aqui reunidos para honrar a memória do “não consigo”. Enquanto esteve conosco aqui na Terra, ele tocou as vidas de todos nós, de algumas mais do que de outros. Seu nome, infelizmente, foi mencionado em cada instituição pública-escolas, prefeitura, assembléias legislativas e em nossas casas. Providenciamos um local para o seu descanso final e suas cinzas serão jogadas ao vento. Que o “não consigo” possa descansar em paz e que todos os presentes possam retomar suas vidas e ir em frente na sua ausência. Amém.
5 – CONVERSA INFORMAL – Emoções, sentimentos e sensações.
Falar sobre a importância do envolvimento afetivo nas relações, da troca de experiências e vivências, de confiar em si mesmo e no outro, de ser sincero, fiel e leal na convivência com o outro, não ter medo de se expressar, pois quando você se expressa revitaliza os seus conhecimentos e ajuda o outro a aprender. É conversando que trocamos idéias.
Leitura compartilhada: ler o livro “Nicolau tinha uma idéia” de Ruth Rocha.
Dinâmica de integração: “Baú de recordações”
Cada aluno deverá receber um pedaço de papel e nele escrever uma boa lembrança: de um acontecimento, de objeto, de uma pessoa, de um lugar, de um presente...
A professora deverá com o “Baú das recordações” (uma caixa previamente preparada para este fim) em mãos, iniciar dizendo: “É com grande felicidade que guardo, neste baú das recordações, a minha melhor recordação guardada em minha memória: _________________________” . depois a professora deverá passar às mãos de um aluno, que prosseguirá a dinâmica e assim, sucessivamente, o Baú de recordações passará pelas mãos de todos os alunos.
Mensagem final: Entregar a cada aluno a letra da música “Além do Horizonte” de Roberto e Erasmo. Se possível passar a música para os alunos ouvirem.
6 – Conversa informal – Emoções, sentimentos e sensações
Para sermos amados não basta que os outros nos conheçam, se faz necessário que também conheçamos os outros, que saibamos do que eles gostam, o que os deixam tristes ou alegres, qual a sua cor preferida, o livro que mais o emocionou, o que nem conseguiu terminar de ler por que não gostou, quando precisa ficar sozinho ou quando precisa de um abraço. E por falar em abraço...
Dinâmica do Abraço
É muito importante estar atendo: é só observar o texto e fazer os gestos cada vez na história aparecem as seguintes palavras.
PAZ: aperto de mão;
AMOR: um abraço;
GARRA: troca de lugares;
SORRISO: gargalhada;
BEM VINDO: bate palmas.
Primeiro faz a leitura do texto “O garotinho chamando Amor” da dinâmica do abraço, para que os alunos possam se inteirar do mesmo. Só na segunda leitura é que os alunos seguirão as orientações.
Leitura compartilhada: fazer a leitura do texto “A verdade sobre os abraços”, de autor desconhecido.