Povoado de Patos e o trabalho rural na comunidade Quilombola

IMG_0033A comunidade de Patos, localizada no interior de Campo Formoso, na região de Lage dos Negros, atualmente a comunidade possui 67 famílias. Seus primeiros moradores foram o Sr. Militão – o Sr. Marceneiro e D. Laura. Estes últimos são da comunidade de Saquinho. Seu nome deriva-se da Lagoa de Patos que tinha próximo da localidade. Sua sobrevivência é assegurada pelo plantio e cultivo de mandioca, feijão, milho, mamona, sisal e fabricação de adubos.

A comunidade é muito rica em suas manifestações culturais onde se destacam o Congado, o Reisado, a Roda de São Gonçalo, o Samba de cuia, a Roda de Terreiro. Todas elas são passadas de geração a geração, os conhecimentos são transmitidos de pais para filhos, de avôs para netos.

Com a falta de políticas públicas a comunidade enfrenta vários problemas, isso interfere diretamente na vida da comunidade, não existe um sistema de coleta de lixo e esgoto, a água vem diretamente de um poço subterrâneo sem nenhum tratamento antes do consumo humano, as ruas não são pavimentadas, é inesistente iluminação pública as ruas são de total escuridão durante as noites, mesmo com o pagamente da taxa de iluminação pública. IMG_0052

Quando se fala em geração de emprego e renda, o poder público não se mobiliza em ajudar, mesmo havendo uma associação comunitária, os diversas ramos dos poderes públicos fecham os olhos para os problemas da comunidade, mesmo com projetos solicitados este param nas burocracias dos governantes, ou por falta de algum documento, ou por simples perseguição política com um ou outro membro da comunidade. Com isso as solução encontrada pela maioria dos jovens e pais de famílias é saírem de sua casa, de seu terreno, de sua história e irem em busca da realização dos sonhos em outro lugar. 

Quanto ao potencial econômico a população em sua maioria é composta por pequenos agricultores familiares, onde utiliza um sistema de cultura mista, isso significa que numa mesma área de terra são cultivados variados produtos, principalmente, feijão, mandioca, milho, mamona e principalmente o cultivo do agave, popularmene conhecido como sisal, há também a criação em pequenas quantidades de caprinos, ovinos, suinos, bovinos e aves como galinhas. É comum também a população  da comunidade em épocas frutíferas como o umbu produzirem suco, doces, geléias, etc.

Por: Rodrigo Vicente
Fotos: Ronilton Conceição

Qual a principal dificuldade dos educadores no processo de ensino aprendizagem?

Copyright 2012 Lage dos Negros Direitos reservados Desenvolvido por SimplexDesign