“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
SUSTENTABILIDADE:
Cuidar do semi-árido é uma questão ambiental.
APRESENTAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Departamento do Meio Ambiente , por entenderem a relevância de uma Educação Ambiental dentro do contexto do semi-árido onde o município de Campo Formoso está inserido, propõe através dos coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal o desenvolvimento do Projeto “ Cuidar do semi-árido é uma questão ambiental.
Este projeto será norteado por quatro eixos:
1º eixo: Minha terra, minha vida
2º eixo: A fauna e a flora no semi-árido
3º eixo: Os recursos hídricos no semi-árido
4º eixo: A sustentabilidade no semi-árido
O eixo, “Minha terra, minha vida” tratará de questões referentes ao solo e da importância que o mesmo tem para nossa sustentabilidade e a necessidade de sua preservação.
O segundo eixo tratará de questões relacionadas a fauna e a flora no semi-árido, sua preservação contra a destruição e qualquer forma de dano a degradação, em respeito a vida com qualidade.
O terceiro eixo aborda os recursos hídricos no semi-árido por conta da escassez de chuva e a necessidade de aproveitamento das águas pluviais e fluviais.
O quarto eixo traz como tema a sustentabilidade no semi-árido por entender que a região abrangida pelo semi-árido traz potencialidades econômicas e culturais.
De acordo com os PCN´s,
“Nesse contexto, fica evidente a importância de se educar os futuros cidadãos brasileiros para que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade , conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro (...)”
PCN, 2001. Pg.25-26
Sendo assim faz-se necessário o desenvolvimento deste projeto nas escolas Municipais de Campo Formoso, despertando assim, nos alunos uma postura crítica diante da realidade de informações e valores vivenciados pelos mesmos no contexto do semi-árido.
JUSTIFICATIVA
As Escolas do Município de Campo Formoso em seu fazer pedagógico têm a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.
O propósito deste projeto é oferecer meios de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra . Com isso, , a escola passa a redimensionar o seu papel na sociedade, promovendo uma educação preocupada com a formação de cidadãos mais conscientes com as problemáticas socioambientais e mais competentes para encontrar soluções.
O trabalho com o tema “Meio Ambiente”, requer da escola um ambiente capaz de envolver os professores e desenvolver, nos alunos, capacidades específicas que lhes permitam compreender a diversidade da vida no Planeta, reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de se conservar o meio.
Trabalhar com o meio ambiente é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.
“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento.
Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade.
Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.
O projeto “ Sustentabilidade:Cuidar do semi-árido é uma questão ambiental”, faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
OBJETIVO GERAL:
Despertar, na comunidade escolar, o interesse pelas questões ambientais de forma que a mesma se perceba como parte integrante de um todo, adquirir assim hábitos de preservação e cuidados com o espaço habitado pela humanidade como uma atitude necessária a sustentabilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos;
- Melhorar a qualidade de vida dos seres humanos que vivem na caatinga;
- Conservar a vitalidade e a diversidade do bioma caatinga;
- Minimizar o esgotamento de recursos não-renováveis;
- Modificar atitudes e práticas pessoais;
- Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio ambiente;
- Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
- Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
- Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
- Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.
- Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
- Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
- Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
- Promover palestras voltadas para a questão ambiental
- Realizar passeios e visitas a locais de interesse ambiental;
SUGESTÕES DE EIXOS E ATIVIDADES
Eixo | Conteúdos | Atividades |
1º eixo: Minha terra, minha vida 02/05 a 20/05 | Tipos de solo: Formação e composição Conservação do solo Erosão do solo. Terras áridas e semi-áridas Bioma caatinga | Pintado com o solo: selecionar algumas amostras do solo acrescentando água para formar tintas e trabalhar nas aulas de artes; movimento e recreação * Construção de um terrário; * Mural de cores do solo; * Leitura de texto informativo sobre o eixo; * Abordar em debate tema sobre efeito estufa; *Trabalhar com músicas relacionadas ao tema ; * Estados do Brasil que apresentam a região semi-árida; Poemas relacionados ao tema |
Utilização do solo : - Jardim das flores / horta/pomar - partes da planta - cuidado com as plantas; - pragas; - etapa de crescimento das plantas; - Fotossíntese; - Preservação das plantas. | * leitura de texto referente ao tema / eixo; * conhecer flora diversas do nosso bioma; * criação de um jardim (na escola ou sala) - criação do banco de sementes. | |
2º eixo: A fauna no semi-árido 23/05 a 09/06 03/06- Culminância do meio ambiente na sede | - Reino animal - Classificação dos animais; - Animais ameaçados de extinção; - Animais silvestres e domésticos; - Tráfico de animais; - Metamorfose. | * leitura de textos diversos sobre o tema; * Ofício de arte : confecção e animais / máscaras; * Dia do animal de extinção na escola; * Cartazes sobre o tema. |
3º eixo: Os recursos hídricos no semi-árido 13/06 a 01/07 | Ciclo da água : * Os rios da região; * Poluição e conservação da água. * Utilização e desperdício da água | - Mural / cartazes sobre o ciclo da água - Leitura de texto referente ao tema poesia, texto jornalístico, música. - Cartaz com dica de economia da água; - Dramatização : um dia sem a água. - Colecionar informações e curiosidades sobre a água; - Produzir livro de orientação importante sobre a temática da água; - Produzir um calendário ilustrado com a declaração universal do direito da água; - Passeata nas ruas próximas à escola. |
4º eixo: A sustentabilidade no semi-árido 04/07 a 15/07 Culminância na escola | - Problema com o lixo; - Conhecendo os 5 R’s( - Coleta seletiva; - Símbolos utilizados na coleta seletiva; - Tempo de decomposição do resíduo - Destino do lixo. | - Trabalho com grafia, tabelas, textos diversos sobre o tema; - Leitura e interpretação de fotos do lixão; - Visita ao lixão; - confecção de cartazes, painel e textos coletivos; - Oficina de teatro : criar personagens com o lixo para dramatização; - Oficina de jogos : confeccionar jogos com o lixo; - Mutirão de limpeza na escola / sala; - Oficina de brinquedos com o lixo. |
5.3 Transversalização do tema
a) Ciências Naturais: Vida e ambiente. (estudos das cadeias e teias alimentares, dos níveis tróficos, produção, consumo e decomposição, do ciclo dos materiais e fluxo de energia, da dinâmica das populações, do desenvolvimento e evolução dos ecossistemas). Os estudos poderão ser voltados para a realidade local.
b) História: Relações entre a sociedade e a natureza, em diferentes momentos da História brasileira e do município. (Primeiros povos, agricultura, criação de animais, costumes e práticas Alimentares, técnicas e instrumentos de transformação de elementos da Natureza, impacto social da destruição das matas, florestas e suas formas de vida, a natureza nos mitos, nos ritos e na religião, alimentação e recursos naturais nas habitações, vestimentas e utensílios, ocupação de territórios e destruição das florestas).
c) Geografia: O estudo da natureza e sua importância para o homem. (processos que geram uma determinada ocupação do solo, as demandas por recursos naturais, o crescimento populacional e a urbanização, mudanças ambientais globais, a questão do desenvolvimento sustentável ou das formas de ocorrência e controle da poluição, desmatamento, limites para uso dos recursos naturais, desperdício, trabalho com as estatísticas, base de dados, leitura e interpretação de gráficos).
d) Língua Portuguesa: Trabalhar produção e leitura de textos relacionados ao tema.
e) Educação Física: caminhadas, participação na limpeza da escola e dos mananciais de água, participação na construção de hortas e jardins, ciclismo.
f) Arte: Produção de fotografias, desenho e artesanato com recicláveis, teatro etc.
g) Matemática: Quantificação de aspectos envolvidos em problemas ambientais, compreensão dos fenômenos que ocorrem no ambiente — poluição, desmatamento, limites para uso dos recursos naturais, desperdício (médias, áreas, volumes, proporcionalidade, etc.) e procedimentos matemáticos (formulação de hipóteses, realização de cálculos, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, prática da argumentação, etc.).
Obs: Os dados poderão ser obtidos em jornais, revistas, livros didáticos e no próprio ambiente.
h) Língua Estrangeira: Trabalhar com textos que tratam da questão ambiental. Estes podem ser extraídos dos livros didáticos e da Internet.
REFERÊNCIAS
VIZENTIN, Caroline Rauch. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico: metodologia, ensino fundamental, 1º ao 5º ano . Curitiba: Base editorial, 2009.
BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente: saúde/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. -3 ed.-Brasília: A secretaria, 2001