Semana Santa

Imagem: Sindireceita.org.br
A semana que precede a Páscoa cristã é chamada Semana Santa, por ser a preparação mais próxima da maior comemoração do cristianismo. Ela começa com o Domingo de Ramos e termina no Sábado de Aleluia, que antecede o dia de Páscoa.



Domingo de Ramos – Os sacerdotes benzem ramos de oliveira ou de palmeira e lêem o texto evangélico da entrada solene de Jesus em Jerusalém. Esse ramo bento é colocado em uma cruz em cada lar ou sobre algum túmulo no cemitério. Simboliza a força da vida e a esperança da ressurreição. Nesse dia, a Igreja convida os fiéis a contemplar os padecimentos de Cristo em seu caminho para o calvário.

      Ceia do Senhor – Na quinta-feira seguinte ao Domingo de Ramos, celebra-se a Ceia do Senhor, ou seja, a instituição da missa com a tradicional cerimônia do Lava-Pés. Lê-se o relato da paixão e realizam-se as procissões da Via-Sacra ou Caminho da Cruz, com suas 15 estações (outra coincidência numérica com o Seder do Pessach judeu que tem 15 etapas). No final da cerimônia, oferece-se a comunhão eucarística.

        Sexta-Feira Santa – Nesse dia, também chamado Sexta-Feira da Paixão e Sexta-Feira Maior, ocorre à tarde a Celebração da Palavra, que não é uma missa, mas um ritual litúrgico em que se reflete sobre o significado da cruz, da dor e do sofrimento de Cristo pelos seres humanos. É o único dia da Semana Santa em que o jejum continua obrigatório para os cristãos.

      Sábado de Aleluia – Ao meio-dia desse sábado,em alguns países da Europa e da América Latina, costuma-se 'malhar o Judas', ou seja, bater em um boneco de pano que representa o apóstolo traidor de Cristo, Judas Iscariotes, e depois queimá-lo.
No mesmo sábado, ocorre a Vigília Pascal,
que começa com o acendimento e a bênção de uma fogueira ao lado da igreja. O fogo representa a luz, a iluminação que Cristo traz ao mundo.
Depois, o círio pascoal (grande vela de cera) é aceso e levado em procissão pelas ruas.
Na volta à igreja, os fiéis passam pelo rito da água – elemento que dá vida e renova todos os seres. A água é benzida e aspergida sobre a cabeça dos presentes.
Em seguida, ocorre a Proclamação da Aleluia, um canto bíblico de alegria. É o anúncio da ressurreição de Cristo.

      Domingo de Páscoa – No domingo, geralmente de manhã, as igrejas cristãs celebram a missa de Páscoa, que marca a ressurreição de Cristo três dias após a sua crucificação. Em várias cidades do Brasil são realizadas procissões de fiéis e religiosos, pelas ruas atapetadas com serragem, sementes e flores, formando motivos coloridos.


Mensagens disponíveis no site BelasMensagens.com.br

Mensagem a Verdadeira Páscoa - Clique aqui para baixar o arquivo Power Point.
Mensagem Feliz Páscoa para todos - Clique aqui para baixar o arquivo Power Point
 

Qual a principal dificuldade dos educadores no processo de ensino aprendizagem?

Copyright 2012 Lage dos Negros Direitos reservados Desenvolvido por SimplexDesign